terça-feira, 21 de abril de 2009

O Padre e o Fusca

Padre Wandick sempre foi um homem muito querido por todos na cidade... Quando chegou a São Miguel o padre não bebia, e por estar em uma cidade muito festeira o padre, para não fazer desfeita, começou a tomar vez ou outra uns goles numa cachacinha. O que no inicio era somente para não fazer desfeita foi virando habito e depois virou rotina. Era certeiro quando não estava rezando missa o padre estava no bar esquentando o peito com uma “água benta” de onde por várias vezes saía amparado por duas ou mais pessoas.

Mas nunca ninguém o levou para casa. Pois num precisava. O padre tinha um fusca ensinado, batizado pelo nome de Guilherme. O tal fusca azul calcinha, melhor dizendo azul celeste era o carro da paróquia. E todos sempre quiseram saber como sem nem ao menos conseguir dar um passo sequer, o Padre Wandick era colocado dentro do fusca, girava a chave e ia até a sua casa, só mesmo sendo ensinado.

E foi Bafo-de-bode, um dos bebuns mais famosos da cidade, que certa vez jurou de pé junto que viu Guilherme, o fusca ensinado, levar o padre até a porta da casa paroquial e voltar sozinho pra garagem. E depois disso ele só dormia ao lado do fusca.

- Se ele leva o padre são e salvo até a porta da casa, proteger o velho Bafo é muito mais fácil.

E a verdade é que Bafo só veio a morrer, e de frio, depois que não tinha mais o fusca por perto. Mas isso é outra história.

Voltando ao fusca Guilherme. Ele já deu muito banho de gasolina no moleques, que vez ou outra, assaltavam o tanque do padre. Mas impressionante mesmo foi um dia, em que ao invés de só roubarem gasolina resolveram levar o fusca. Queriam só dar umas voltas em Viçosa e depois devolveriam. Mas acontece que acostumado a carregar o padre encharcado de “água benta” pelas perigosas estradas de Canaã, o fusca com outro motorista, fez birra, não fez nem quatro curvas e virou de roda pra cima. Claro que sendo um fusca ensinado e bento, ninguém se machucou. Nem bombeiro nem policial desvirava o fusca. Diz que foi só padre Wandick chegar que Guilherme desvirou sozinho, deu duas buzinadas e ainda trouxe o padre de volta pra casa. Foi o primeiro fusca a álcool que eu conheci.

Nenhum comentário: